.

Um Porto amigo

Letra de José Fernandes Castro 
Música de Jorge Fontes *fado alma do ribatejo*
Repertório de Manuel Barbosa


Cidade velha cascata
Com ar de senhora fina
Tens no teu rio de prata
A água mais cristalina

Nos teus braços de menina / Embalo a minha cantiga
Teu encanto me fascina / Meu Porto cidade amiga

No meu Porto, capital das tradições
Já não existem pregões
Com o sabor da saudade
No meu Porto, não há barreiras ao tempo
Porque nos sopros do vento
Há vozes em liberdade
Porto amigo, não envelheças depressa
Porque tens uma promessa
Que decerto cumprirás
Tens contigo a obrigação moral
De transformar Portugal
Num paraíso de paz

Tão singela tão formosa / Tão airosa tão verdade
Tens perfil de linda rosa / Com aromas sem idade

Tens força de tempestade / Num poema sempre novo
Tens luar de mocidade 7 Na tua alma de povo